Prefeitura de Jatobá do Piauí inicia vacinação de idosos entre 73 à 80 anos

A Secretaria Municipal de Saúde também informa que ainda falta vacinar alguns idosos, porém, na medida de como as vacinas vão chegando na cidade, serão imediatamente aplicadas.

A prefeitura de Jatobá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a vacinação de idosos em modo decrescente de 80 a 73 anos de idade, contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 24/03. A vacinação aconteceu de  forma tranquila e em horários agendados de acordo com os ACS – Agente Comunitário de Saúde, responsáveis em fazer o levantamento de idosos em cada comunidade referente a fase de vacinação.

No horário da manhã, a equipe de técnicos de enfermagem específica somente para aplicação da vacina Coronavac esteve realizando as aplicações no centro da cidade e em comunidades próximas como Tabuleiro Cumprido e Riacho. No horário da tarde a equipe se deslocou para comunidades Bananeiras, Assentamento Felipe e Ipueira da Onça.

A técnica de enfermagem Antônia Gomes ressaltou a importância da população saber o seu Agente Comunitário de Saúde. “O ACS é o elo mais importante entre a comunidade e a Secretaria de Saúde, é ele que nos passa a base de informação a qual nos colocamos em nosso cronograma de vacinação e é responsabilidade do mesmo informar aqueles que não tem acesso a internet sobre o dia, lugar e hora da vacinação”, disse Antônia.

Além da aplicação de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as buscas ativas para evitar o contagio na cidade. Aos fins de semana uma operação é montada para evitar aglomerações em pontos de banhos na cidade. O prefeito do município, Hilton Gomes pede a compreensão da população para que possa contribuir com a ação em combate ao vírus.