A educação de Jatobá do Piauí vem ganhando destaque nos índices que avaliam a qualidade da educação básica dos municípios. Foi assim com o IQEM, onde saltou da 146ª posição em 2021 para 92ª em 2022, ficando em 7º na região dos carnaubais. E agora foi a vez do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização – IDEPI-Alfa, onde a capital da melancia aparece na 4ª colocação entre as cidades do território dos carnaubais, superando municípios maiores e com mais recursos disponíveis.
O IDEPI-Alfa mede a frequência na participação da prova de proficiência em língua portuguesa e matemática, no prisma de alfabetização e letramento e pode ser verificado através da realização das avaliações que compõem o SAEPI- Sistema de Avaliação do Estado do Piauí.
Além das contribuições do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que monitora e realiza as formações continuadas de professores na primeira infância e ciclo de alfabetização.
“Esse índice é importante, pois evidencia o esforço da gestão em ter crianças de até 7 anos alfabetizadas e com isso será mais fácil o seu desenvolvimento no seu processo de aprendizagem”, destacou o Consultor em educação e mestre em educação profissional, Pedro Alves durante encontro da educação promovido em Jatobá do Piauí. “Os resultados de 2022 apontam evolução no município”, afirmou o especialista.
O Secretário de Educação, Edson Rodrigues, destacou que esses resultados são frutos de um trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido e isso é importante, pois vem cumprindo com os objetivos propostos para a educação em Jatobá.
“A educação de Jatobá tem tido avanços significativos, tudo isso graças a todos os profissionais da educação que vêm sempre se dedicando, dando sempre o melhor pra um bom desempenho na educação do nosso município. Esses avanços são muito importantes para que possamos alcançar nossos objetivos. Isso significa que nossa gestão está sempre priorizando e mantendo o compromisso com a educação”, ressaltou o Secretário.
O Prefeito Hilton Gomes comemorou o resultado. “A capital da melancia também está se transformando na terra da educação. Graças ao empenho de toda comunidade escolar e de nossa gestão temos colhido bons frutos e possibilitando um futuro melhor para nossas crianças, pois a educação transforma vidas”, pontuou.
VEJA ABAIXO O RANKING COM A RESPECTIVA NOTA
1º Cocal de Telha – 8,94
2º Juazeiro do Piauí – 8,61
3º Castelo do Piauí – 6,31
4º Jatobá do Piauí – 6,25
5º N.S. de Nazaré – 6,17
6º São Miguel do Tapuio – 5,21
7º Capitão de Campos – 5,15
8º Assunção do Piauí – 5,05
9º Boqueirão do Piauí – 4,84
10º Novo Santo Antônio – 4,76
11º Boa Hora – 4,69
12º Buriti dos Montes – 4,68
13º Sigefredo Pacheco 4,54
14º São João da Serra – 4,40
15º Cabeceiras do Piauí – 3,96
16º Campo Maior – 3,86